Campanhq
Cotia

Semana de Arte Moderna termina com “Arte para Todos” no sábado (19)

As visitas serão guiadas e por ordem de chegada, respeitando os protocolos sanitários como controle de público, uso de máscara e álcool em gel.

18/02/2022 06h00
Por:

No sábado (19/02), das 13h30 às 17h, tem projeto “Arte para Todos” (museu.Biz), no Calçadão da rua Senador Feijó, no centro de Cotia. A programação encerra a Semana de Arte Moderna que, em Cotia, contou com postagens sobre o assunto nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Lazer (facebook.com/culturacotia). “Arte para Todos” é um verdadeiro museu itinerante e interativo que funciona dentro de um ônibus com obras da pintora e desenhista Tarsila do Amaral. 

O projeto é um dos premiados pela Prefeitura de Cotia com recursos da Lei Federal Aldir Blanc e foi conduzido por Victor Briaunys (criador do projeto), Patricia Noronha (professora) e Valéria Vareta (educadora e contadora de histórias), em parceria com a Secretaria de Cultura e Lazer. “Este projeto oportuniza uma vivência maravilhosa para pessoas de todas as idades: a experiência de conhecer e apreciar obras [réplicas] da nossa paulista Tarsila do Amaral”, disse Gilmar de Almeida, gestor cultural de Cotia.

“A minha ideia foi proporcionar a vivência de ir a um museu para pessoas que não têm essa oportunidade, democratizando a arte, de forma gratuita e livre para que as pessoas conheçam os grandes artistas”, comentou Victor Briaunys.

Semana de Arte Moderna

 

A celebração da Semana de Arte Moderna chega ao centenário. Também conhecida como Semana de 22, artistas de diversas expressões culturais deram início ao projeto que passaria a ser a maior comemoração da Arte Brasileira, em fevereiro de 1922, marcando a busca por uma nova identidade cultural e artística do país. A Semana de Arte Moderna contou com articulação de artistas influentes e inconformados com os padrões estéticos da época e se tornaram a maior referência de transformação artística do Brasil rompendo com o formalismo, academicismo e tradicionalismo, além de valorizar a identidade e a cultura brasileira.