Informativo Astral - Banner Versão Impressa
Barueri

Indicação pede motolâncias do Samu em Osasco

Foi protocolada na Câmara Municipal de Osasco a indicação 05666/2021 que solicita à prefeitura a ampliação do número de motolâncias do Samu, motos conduzidas por enfermeiros ou técnicos de enfermagem capacitados para realizar o atendimento inicial à vítima.

19/10/2021 10h00
Por: Kamilly
Fonte: WEB DIARIO
Divulgação
Divulgação

Os equipamentos necessários são transportados no baú do veículo e em duas mochilas. Atualmente, Osasco conta com duas motolâncias.

“O serviço do Samu acaba sendo prejudicado não só pelos congestionamentos, mas as ambulâncias são veículos grandes e isso às vezes também atrapalha no deslocamento. As motos chegariam para um primeiro atendimento de maneira mais rápida”, explicou Paulo Jr., vereador autor da indicação.

Além da aquisição de mais motocicletas no atendimento móvel de urgência, a matéria pede o estudo de viabilidade para implantação de Viaturas de Intervenção Rápidas, conhecidas também como VIR. “O atendimento da VIR é para qualquer situação emergencial, quando na cena de trauma houver necessidade da presença do médico. A viatura é tripulada por condutor socorrista, médico e enfermeiro, dotada de equipamentos que permitem a prestação de suporte avançado de vida”, completou. A rede municipal de Saúde tem seis ambulâncias básicas e duas de suporte avançado.

Já por meio da indicação 05691/2021, Paulo Jr pediu uma base completa do Samu na região Central. “A implantação de um serviço fixo nas mediações do Calçadão ajudaria salvar vidas. Sabemos que a dificuldade de tráfego causada por congestionamento, o grande fluxo de pessoas, dentre outros, são fatores que dificultam o deslocamento das ambulâncias e impedem um atendimento mais rápido e eficaz aos pacientes”, justificou.

O Calçadão da rua Antônio Agú é formado por quatro quarteirões fechados para veículos. O espaço concentra cerca de 250 lojas e recebe aproximadamente 350 mil pessoas por dia. Já o “Calçadão expandido”, que além da rua Antônio Agú envolve a rua Primitiva Vianco, a avenida João Batista e todas as suas travessas, soma aproximadamente 1.500 estabelecimentos, sendo mais de 200 só no Osasco Plaza Shopping, segundo levantamento da prefeitura. De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Osasco, na época do Natal o lugar recebe 1,5 milhão de consumidores/dia.

OsascoOsasco - SP Osasco é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. Nascido como um bairro da capital paulista no final do século XIX, tornou-se município emancipado após um plebiscito em 1962.
Radio Astral
Unisa Polo Itapevi
Unisa Polo Itapevi
Municípios
Unisa
Últimas notícias
unisa Polo Itapevi
Mais lidas
Unisa Polo Itapevi
Unisa